quarta-feira, 2 de março de 2011

"Merkel diz que reformas de Portugal devem continuar"


"A chanceler alemã disse, esta quarta-feira, que as reformas portuguesas para combater o défice precisam de continuar. Ainda assim, Angela Merkel considera que as medidas já tomadas são "corajosas".
Numa conferência de Imprensa com o primeiro-ministro português, após uma reunião de trabalho, Merkel disse ter "fé que Portugal vai dar os passos certos" e que pode resolver sozinho os problemas económicos do país.

A chanceler alemã afirmou que "Portugal e Espanha implementaram reformas consideráveis" e que estas são "as medidas certas". Voltando-se para Sócrates, Angela Merkel afirmou: "Obrigado pelos vossos passos corajosos para reduzir o défice. Muitas reformas estruturais foram introduzidas e dependem agora da implementação".

Merkel esclareceu ainda que não há necessidade de reformas adicionais mas acrescentou: "as reformas devem ir mais além" ("The reforms must go further", na tradução divulgada pela Agência Reuters).

Por seu lado, o primeiro-ministro, José Sócrates, salientou o resultado "histórico" das contas públicas em Janeiro e Fevereiro e garantiu que Portugal "tem condições para resolver os seus problemas sozinho".

Sócrates disse ter a certeza que "as instituições europeias farão o que devem" e mostrou-se certo de que haverá um "pacto para a competitividade que melhorará e aprofundará o projecto europeu e conduzirá a uma maior convergência na Europa".
Adriana Silveira *

6 comentários: