Desde o dia 21 de Setembro (véspera da publicação em Diário da República das regras para a cobrança de portagens) até ontem, terça-feira, já tinham sido pedidos 43 mil dispositivos na Via Verde em todo o país. Uma colossal diferença para os 2000 DEM vendidos nos CTT, que só começaram a comercializar o dispositivo na sexta-feira.
Ainda a loja da Via Verde, no Porto, estava longe de abrir as portas ao público, pelas 8.30 horas, ontem, e já a fila dava a volta ao quarteirão. Em menos de uma hora, após o início da distribuição das senhas de atendimento, já as 350 tinham esgotado.
Maria Teresa da Silva, cozinheira, residente em Gondomar e a trabalhar em Matosinhos - portanto, utilizadora diária das SCUT - disse, ao JN, que ainda não tinha chegado a vez de tirar a senha que lhe calhou (a 192, tirada às 8.40 horas), e já havia quem tentasse vender-lhe "um número menor, por 10 euros".
Dir-se-ia que não havia de lembrar ao diabo fazer negócio paralelo com as portagens nas SCUT, nem é certo que o mesmo tenha chegado a render, mas se "o cliente com a senha número 5 disse que veio para a fila às 5.30 horas da madrugada" e vários utentes ouvidos pelo JN já tinham perdido, ontem, dois dias de trabalho para poder utilizar as SCUT - a partir de depois de amanhã, talvez aquele fosse apenas mais um exemplo de empreendedorismo em tempo de crise.
"Lancei-me por conta própria, há dois anos e meio, depois de a fábrica onde trabalhava ter fechado e ter verificado que não me dava com o sistema do desemprego", revelou o empresário António Magalhães.
Alguns dos que chegaram tarde à fila tiveram a sorte de receber uma senha que alguém tirou a mais, outros exaltaram-se e levaram os funcionários a chamar a PSP, que ali ficou de prevenção. "Disseram-nos que não fecham antes de atender todos", ouvimos. Às 16 horas, a fila ia no número 85.
Fez-me rir esta notícia e em particular o facto daquela pessoa ter tentado vender senha de um número mais baixo por 10 euros. Temos cá um jeito para o negócio!
ResponderEliminarNós temos mais jeito é para a corrupção!!!
ResponderEliminar